quarta-feira, 2 de setembro de 2009

Ela voltou

Há um ano escrevi matéria que mostrava a preocupação de especialistas com o peixe mais popular do País: a sardinha. As estimativas de capturas eram tão ruins que os mais pessimistas apostavam no colapso desse importante recurso pesqueiro. No entanto, a tendência apontada naquele momento não se concretizou e a captura do peixe atingiu o patamar de 70 mil toneladas.

Doze meses depois o que não faltam são teorias para explicar a recuperação desse importante pescado. No entanto, o mais sensato pensamento, me parece, é o que aposta no defeso (quando a pesca é interrompida, permitindo a desova dos peixes) como principal fator de mudança de cenário. Desde 2003 a pesca da sardinha fica proibida duas vezes por ano (no verão e no inverno, totalizando cinco meses).

Nesta semana escrevi mais uma matéria sobre o mesmo tema, apontando um clima completamente diferente de agosto do ano passado. Hoje o cenário para o setor sardinheiro é tão bom que ao invés de colapso, já tem gente arriscando até a falar em abundância.




Para ler as duas matérias (publicadas em A Tribuna em agosto de 2008 e de 2009), é só clicar nas imagens.



2 comentários:

Patrícia Fagueiro disse...

Sempre que se fala em sardinha, eu lembro da Rifer... pq será?

bjs da Fagueiro

BcGuedes disse...

Como não? Estamos falando da repórter do povo, do "polvo" e da comunidade marinha. Mas pela doçura e encanto dessa moça tão querida, acho que é a nossa repórter estrela-do-mar.