sexta-feira, 29 de julho de 2005

Genialidade em São Vicente


Que Oscar Niemeyer é mesmo um gênio, isso ninguém duvida. Mas que esta genialidade combinaria tão bem com o mais antigo município brasileiro – São Vicente (473 anos de história) – não dava mesmo para prever. Mas foi exatamente assim que aconteceu. O Memorial dos 500 anos, obra do mais famoso arquiteto brasileiro, parece que sempre fez parte da paisagem da cidade, tamanha perfeição com o cenário.
A plataforma, com capacidade para 250 pessoas e em formato de bico de pássaro apontado para o Congresso Nacional, em Brasília, fica no alto da charmosa Ilha Porchat. O local, além de proporcionar uma belíssima visão das praias do Itararé e dos Milionários, em São Vicente, e boa parte da orla de Santos, acabou se transformando em ponto de encontro de casais apaixonados. A noite, sob o olhar das estrelas, que da plataforma parecem estar a nosso alcance, há um clima de romantismo total, que nem mesmo o genial Niemeyer poderia imaginar.

Pesca abençoada

29 de junho, dia de São Pedro, o Pescador. Para a maioria das pessoas, um dia comum. Para as comunidades de caiçaras, e gente simples que vive da pesca ao longo de todo este imenso litoral brasileiro, um dia de muita fé, agradecimento e festa. Foi assim, na Baixada Santista. Além das comemorações, muitas missas foram realizadas não somente no dia, mas durante toda a semana. O auge da comemoração aconteceu no domingo (dia 3 de julho), quando comunidades inteiras de pescadores se reuniram em Santos, São Vicente, Cubatão e outras cidades da região. A imagem acima foi obtida em uma dessas festas. Mais precisamente na comunidade de pescadores artesanais do Dique, na Zona Noroeste, uma região bastante carente de Santos.

quinta-feira, 28 de julho de 2005

O maior cartão postal do mundo

Esta é a definição do jardim da orla da cidade de Santos, que segundo o Guinnes Book of Records (livro dos recordes) é o jardim frontal de praia de maior extensão do mundo. Para se ter uma idéia, são 5.335 metros de jardim ao longo de sete quilômetros de praia. Para colorir tamanho espaço, uma infinidade de flores. Lírios, biris, margaridas, coleus, crinuns, entre outras. São mais de 100 espécies de flores, plantas, árvores e palmeiras. Esta é Santos: de um lado o mar, no centro o jardim, e na outra borda, a civilização com seus prédios e carros.