O genial Saturnino de Brito foi o responsável pela construção dos canais de Santos, que completam 100 anos em 2007 (o primeiro deles começou a ser construído em 1905 e foi inaugurado em agosto de 1907). Foi ele que propôs a construção de nove canais para drenar as águas da chuva e acabar com as freqüentes inundações na cidade, diminuindo a quantidade de doenças que assolavam Santos. Isso, muita gente já sabe.
O que a maioria desconhece é que foi o mesmo Saturnino de Brito o responsável pelo “nascimento” de um dos principais cartões-postais da vizinha, São Vicente. Quando planejou o sistema reparador absoluto, com a separação do esgoto das águas da chuva e o esgotamento dos despejos pelo sistema de estações elevatórias, Saturnino precisava dar um jeito de levar os despejos para fora da Ilha de São Vicente, por meio de uma tubulação que atravessaria o mar até chegar a Ponta de Itaipu. Assim, para prender esses canos, foi encomendada na Alemanha e inaugurada em São Vicente, em 1914, a ponte pênsil (na imagem, à direita).
Um comentário:
Isso é ser um bom jornalista: achar em uma paisagem tão conhecida um fato relevante como este. Amiga, parabéns... pelo seu trabalho, pelo blog e por seu talento!!
Postar um comentário