sábado, 16 de maio de 2009

Paraty quer título de patrimônio da humanidade

Entre os dias 22 e 30 de junho o Comitê do Patrimônio Mundial, da Unesco, se reunirá em Sevilha, na Espanha, para definir os locais que integrarão a lista do patrimônio da humanidade. A belíssima Paraty/RJ (na foto) é uma das concorrentes.
A seleta lista tem atualmente 878 patrimônios (sendo 679 culturais, 174 naturais e 25 mistos). Representando o Brasil, estão a Floresta da Mata Atlântica, o Arquipélago de Fernando de Noronha e o Atol das Rocas (natural), Brasília e o Centro Histórico de Salvador (cultural), entre outros. No total o País tem 17 lugares com o título da Unesco.

sexta-feira, 8 de maio de 2009

O patrimônio de uma cidade

A ida até Cananeia para verificar a erosão na Ilha do Cardoso acabou rendendo outras matérias. Uma delas sobre Iguape, cidade que abriga um verdadeiro patrimônio histórico e que deve ser tombada (em âmbito nacional) pelo Iphan até o fim do ano.

quinta-feira, 7 de maio de 2009

Erguida em uma cidade que abriga imóveis do período colonial, a Basílica do Bom Jesus de Iguape (em Iguape, é claro) começou a ser construída no século 18. Hoje tem em seu acervo a imagem do Senhor Bom Jesus de Iguape, que foi encontrada na Praia do Una (Jureia) e atrai milhares de romeiros todos os anos.

quarta-feira, 6 de maio de 2009

Erosão na Ilha do Cardoso

Resolvi copiar a excelente ideia do jornalista (e colega de redação) Rafael Motta e publicar por aqui também algumas de minhas reportagens, uma maneira de deixar o material à disposição de outros leitores. A decisão coincide com a pergunta de outra jornalista (só que de São Paulo) e amiga Bia Rodrigues, que no post anterior questionou se eu havia feito matéria sobre a Ilha do Cardoso. Então a resposta está aqui: fiz sim. Junto com repórter Nilson Regalado e com imagens da repórter-fotográfica Fernanda Luz.
Para ler a matéria, basta clicar na imagem para ampliá-la. Espero que funcione.