segunda-feira, 21 de dezembro de 2009

Já é verão


Às 15h47 de hoje, teve início o Verão. A estação mais quente e badalada segue até o dia 20 de março do próximo ano. Até lá, a previsão é de temperaturas altas e muitas tempestades.

Aqui, algumas cenas registradas em Santos, por volta das 19 horas, do primeiro pôr-do-sol do verão 2009/2010.



sábado, 12 de dezembro de 2009

Mar avança e ameaça cidades da Baixada Santista

Em tempos de Copenhague (quando líderes do mundo inteiro estão reunidos na Dinamarca discutindo propostas para tentar diminuir os gases de efeito estufa) nada mais justo do que falar do aquecimento global e do que ele provoca. E bem aqui na Baixada Santista, a elevação do nível do mar (um dos principais efeitos do superaquecimento do planeta) é uma ameaça constante.

Apesar do avanço do mar em boa parte desse pedaço do litoral paulista parecer inevitável, por enquanto, apenas pesquisadores e estudiosos estão preocupados. Representantes do Poder Público da região simplesmente insistem em ignorar o tema, afinal a expectativa é que o pior aconteça somente no final do século. Então pra que se preocupar agora? Certo? Errado.

Nas imagens, três matérias publicadas em A Tribuna (é só clicar para ler) em junho de 2008, fevereiro e dezembro de 2009. A última mostrando um estudo do Núcleo de Pesquisas Hidrodinâmicas da Unisanta. E olha que o cenário apontado pela pesquisa não nada positivo.