segunda-feira, 23 de fevereiro de 2009

Pássaros

Esta seleção de pássaros surgiu a partir das imagens clicadas durante as minhas férias nas cidades de Ubatuba (SP), Paraty, Rio de Janeiro e Búzios (RJ). Ao separar as fotos me lembrei de uma amiga que simplesmente tem pavor de pássaros, independente da espécie.

Eu não sei de onde vem seu trauma. Será que ela ficou impressionada com o filme Os Pássaros, de Alfred Hitchcock, de 1963? Na história, milhares desses bichinhos de penas e asas simplesmente resolvem atacar os moradores da cidade de Bodega Bay, na Califórnia.

Agora falando sério, me lembrei da garça conhecida como Menina, que frequentava a Lagoa da Saudade, no Morro da Nova Cintra, em Santos, e que foi agredida por garotos em outubro do ano passado. A ave, que conhecia bem o lugar e por isso costumava se aproximar das pessoas, apanhou tanto que teve a asa quebrada.

Ela foi imobilizada e levada ao Orquidário. Submetida a uma cirurgia acabou tendo o membro amputado. A violência foi tão grande que a alternativa de colocar um pino na asa acabou sendo descartada. Agora, Menina terá de viver apenas em cativeiro.


Comparando a ficção com a realidade, as aves é que estão em desvantagem. No final das contas, elas que deveriam ter medo da gente.

Em tempo: a última imagem mostra garças produzidas em madeira que estavam a venda em uma loja de artesanato de Ubatuba

3 comentários:

Anônimo disse...

Inspirada, hein!

Rafael Motta disse...

E não entendem por que a Natureza reage...

Anônimo disse...

Avua, avua, avua... como gostaria de ter asas para sair por ai... avuando