quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Livro pioneiro na luta ambiental

O best-seller O Mar Que Nos Cerca (254 páginas, vendido a R$ 36), da bióloga e escritora norteamericana Rachel Carson, finalmente chegou ao Brasil. Lançado pela Editora Gaia, o livro se tornou referência por causa do estilo agradável que a pesquisadora usava em seus textos científicos: ciência em forma de romance e ao mesmo tempo um estudo minucioso sobre o conhecimento oceanográfico nos anos 50.

A obra de Rachel Carson é tão importante que o ex-vice-presidente americano Al Gore atribuiu a ela, em seu documentário Uma Verdade Inconveniente, a criação da Agência de Proteção do Ambiente, organismo estatal norte-americano. Ao lado do francês Jacques Cousteau, na década de 50, Rachel foi a responsável por dar impulso à discussão ambientalista em nível mundial, especialmente em relação aos oceanos.

Ela enfrentou empresários de indústrias poluentes (principalmente fabricantes de pesticidas), que tentaram inclusive impedir o lançamento de um de seus livros mais famosos, Primavera Silenciosa, em 1962.

Nenhum comentário: