quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Caiçara

Há vários significados para a palavra caiçara. Muitos eu nem sabia, já que como moradora do litoral brasileiro, este substantivo sempre me remeteu ao povo que mora junto ao mar e seus costumes, ou seja, “pescador que vive na praia, caipira do litoral”, segundo o dicionário Michaelis. Entretanto, há outros sinônimos dado ao termo caiçara não muito dignos, como caboclo sem préstimo, indivíduo muito estúpido, vagabundo e malandro. Seja lá qual for o sentido, admito que fotografar caiçaras por este imenso litoral é uma das coisas que mais gosto de fazer. Pena que faço isso tão pouco.
Uma curiosidade: o dicionário Aurélio define caiçara como o caipira do litoral paulista”. Neste caso, o homem clicado na praia da Enseada, em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, pode ser considerado um autêntico caiçara, segundo o Aurélio.

Outras definições do Michaelis: 1 Arvoredo morto, de que ainda restam troncos e forquilhas. 2 Braçada de ramos que se deita na água para atrair peixe. 3 Ramada. 4 Cercado de madeira, à margem de um rio, para embarque de gado. 5 Cerca de paus-a-pique, em redor de uma roça ou plantação, para obstar a entrada do gado. 6 Curral. 7 Recesso onde se embosca o caçador. 8 Palhoça. 9 Cercado, paliçada. 10 Viveiro para tartarugas

3 comentários:

BcGuedes disse...

Lindo contraste! Um ângulo bonito do caiçara way of life.
Beijo grande.

Anônimo disse...

Caraca, tenho que me cuidar. Senão essa mulher pega a minha vaga!!! Muito boa, Rifer. Sério mesmo! Beijo.

Bia R. disse...

Querida! Já estou com saudades de vc e de todos. Adorei a virada do ano. hahaha. Minha irmã já está recuperada.
Linda foto! Beijão