quinta-feira, 4 de agosto de 2005

Sob os olhos da Fortaleza

Vigilância constante. É assim desde o século XVI, data de construção da Fortaleza da Barra Grande, em Guarujá. De lá, Santos, do outro lado do canal, é eternamente vigiada. Mesmo sem ter esta função hoje, é assim que acontece.
Construída para defender a Vila de Santos dos ataques de corsários, durante o domínio espanhol, a Fortaleza jamais perdeu sua função original. Mesmo sem os piratas, e sem o menor perigo de guerra, conflitos ou invasões, ela permanece lá, atenta. Lançando seu olhar sobre Santos.
Do lado de cá, nosso eterno olhar para a Fortaleza. Olhar de contemplação, de admiração. Impossível passar diante dela sem perceber sua presença. Afinal, trata-se de uma construção com séculos de história.
E dessa troca de olhares, o que fica é a sensação de segurança. Guardados pela Fortaleza da Barra Grande, santistas e visitantes têm a grata sensação de que nada pode atingir a cidade enquanto formos vigiados.

3 comentários:

Anônimo disse...

Vc realmente sabe o que escreve e como escreve. Muié, sou teu fã. Tudo de bom este blog... O post do sambaiatuba é melhor ainda. Meu, como aquele texto está bom. Acho que vc tem que vir mais para perto de mim para continuar me orientando em algumas "coisas". Vc faz muita falta, viu!!! Bju

Anônimo disse...

Essa foto, poderia fazer parte de um álbum entitulado " Faz parte de minha vida".Nooossa, é um dos postais que não saem da minha cabeça. Quando fui rever Santos, esse ponto foi um dos eleitos, para ficar olhando pro Guarujá, (minha terra), sentindo aquele cheiro típico de maresia com folhas de chapéu de sol e óleo da baía.

Anônimo disse...

Déia,
sugiro uma foto neste mesmo local, só que clicando um dos navios de passageiros saindo.... acho lindo vê-los partir, exatamente deste ponto!